Editorial

     Revista Mátria Digital N.º 12

 

     A Revista Mátria Digital na sua interminável importância dá-nos o quadro de estimular o desenvolvimento, a especialização e a diversificação nos seus 12 anos de publicação, sempre a erguer a visão dos acontecimentos dados ao belo da ciência e da cultura da humanidade. Nesta operacionalidade de pontes entre a realidade social em análise e a valorização dos conhecimentos, torna-se numa análise do património material e imaterial a reforçar a cooperação científica e tecnológica.

     A Revista Mátria Digital mantém um projecto que tem a substância de construção do Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão: “A História é o conhecimento dos tempos passados, que o historiador pretende compreender e reconstruir. Numa visão mais profunda, a história constitui a explicação que o historiador formula sobre o processo evolutivo das gerações.”

     A entidade do Centro de Investigação tem o apogeu no seu plano evolutivo a energia dada pelos seus Membros, na sua acção de “subordinação à experiência de duplo sentido de fonte de observação e método de verificação”.

     Numa constante a reencontrar a construção da informação específica, concreta de elevação e apuro técnico, a Secretária das Revistas Mátria XXI e Mátria Digital, o Conselho de Redacção, o Conselho Editorial e as devidas Secções -  Editorial e Multimédia, Biblioteca e Arquivo, Técnica e Administrativa-,  com a sua percepção crítica e consciente,  com tanto em comum mas sempre ausente de simplificações gratuitas, para formar o melhor modelo da estrutura da teia científica, cultural e didática tão necessária à política editorial.

     O Centro de Investigação na sua compulsiva e generosa concretização assume a herança da sua solidariedade. No seu conteúdo está o gosto e a sensibilidade dos seus autores, do seu resultado fica-nos a abundância da sua tomada de posição existencial, sempre no mar psicológico e humano. Assim, são as ideias inovadoras de quantos Membros que garantem com os seus artigos a prioridade das publicações semestrais das Revistas Mátria XXI, no mês de Maio e Mátria Digital, no mês de Dezembro.  

     A Revista Mátria Digital aglutina no seu campo de batalha, ao sol da positividade, potentes fórmulas para a investigação em operações específicas de grande envergadura que comprovam o rasgar de novos horizontes ao conhecimento científico. A ter compulsiva importância e significado desta Revista, em vários planos, deve-se aos investigadores que distinguimos como exemplo da multiplicidade e qualidade.

     Professor Doutor José d’Encarnação, Uma cidade romana, duas paixões (ver separador Recensão); Professor Doutor Saul António Gomes, Um selo de D. Lourenço Vicente, arcebispo de Braga; Professor Doutor José Manuel Garcia, Os Descobrimentos Portugueses e os italianos: de Poggio Bracciolini a Cristóvão Colombo; Professora Doutora Fernanda Maria Guedes de Campos, Leituras de Camões na antiga biblioteca do Mosteiro dos Jerónimos; Professora Doutora Guida Cândido, “De viandas tão peregrinas para o regalo dos convidados” - O Livro de Cozinha da Infanta D. Maria e os banquetes régios Quinhentistas; Professora Doutora María Cristina Torales Pacheco, Mujeres novohispanas. Sus dotes y sus ajuares; Professor Doutor António Pereira Coutinho e Professor Doutor Miguel Pereira Coutinho, As Açafatas, a Condessa e o Arcebispo – nótulas genealógicas a um episódio de “petite histoire” na Corte de D. Maria I; Professora Doutora Francisca Branco Veiga, Companhia de Jesus em Portugal 1858-1910, Nótula Brevis; Professora Doutora Gercinair Terenas, Era uma vez... Num Dia de Feira...  Vila Fagundes.  Paraíba.  Comarca de Ingá; Professor Doutor Marcio Gimenes de Paula, Ética e decadência: uma leitura a partir da Filosofia da Civilização de Albert Schweitzer; Professora Doutora Cristina Carvalho, Práticas turísticas entre Santo Amaro e Oeiras: 1900-1939 (Um Contributo); Mestre Ana Cristina Alexandre Tavares, Quadro O Círio de Adriano Sousa Lopes: Títulos Diversos; Doutorando Jacinto Salvador Guerreiro, Religiosas e operárias. As Servas de Nossa Senhora de Fátima ao serviço da União Gráfica (1923-1975); Professor Doutor Carlos Guardado da Silva, Jornalismo de Cultura: Caminhos e tendências; Mestre Fernando José Pires Marques, Identificação das caraterísticas relevantes da Liderança Escolar (ver seprador Suplemento).

     A Revista Mátria Digital tem no seu percurso o sentido do magistério do Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão, em substância de crescimento tão exponencial, exacto e sempre esplendido, atento especialmente ao gosto da época, alargando consideravelmente o nosso olhar sobre o futuro, na direcção de novos modelos universitários, académicos e culturais.

     A Revista Mátria Digital tem o apoio do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Doutorando João Teixeira Leite, ao modo do Dr. Ricardo Gonçalves como grande referência, a sustentar a multiplicidade diária sempre a louvar o belo da memória, tradição e cultura. Assim, mantem a vertente inovadora, sustentada pelo diálogo, estruturas, estratégias e modernidade para Santarém, alargando consideravelmente o nosso olhar sobre projectos futuros.

 

Santarém

Dezembro 2024

 

Martinho Vicente Rodrigues

O Director