Revista Mátria Digital N.º 13
A Revista Mátria Digital, na sua interminável importância em tempo da comemoração do Centenário do Nascimento do Senhor Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão, dá-nos no seu labor a diversidade cultural, material e imaterial sempre a erguer a visão dos acontecimentos do belo científico e cultura da humanidade. Nesta operacionalidade de pontes entre a realidade social em análise e a valorização dos acontecimentos não se refere apenas ao passado, mas a vários ramos da herança comum.
A Revista Mátria Digital mantém um projecto que tem a substância de construção do Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão. O belo da referência, escreveu a Professora Doutora Adriana Veríssimo Serrão, na Revista Mátria XXI, Número Especial Evocativo / Em Memória do Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão / Herança Cultural e Património Científico, sobre o seu Pai:
““1- Da alma e do livro
A alma do homem é aquilo que ele reconhece e experimenta em si como o verdadeiro e o supremo, o que determina a sua maneira de ajuizar as coisas, de ser, de viver e de agir. Esta sua alma deposita-a o escritor nos seus livros.
L. Feuerbach, Abelardo e Heloísa ou o escritor e o homem, 1834”
Celebramos o aqui e o agora de uma data precisa em que se mesclam o tempo como duração das vivências pessoais e outro tempo que se prolonga para além delas. Semelhante compenetração entre o curso fugidio de uma vida individual e a permanência que a transcende tornou-se possível graças ao poder mediador do livro.
Os livros são frutos de uma ascese continuada. A actividade da escrita exige o sacrifício de uma existência banal e confortável. Para escrever há que apartar-se dos ritmos comuns, suspender o distúrbio e a dispersão, proteger-se do bulício do quotidiano.
É neste recolhimento em si que uma obra – uma vida concentrada em livros – fixa o seu autor como a sua alma, a alma que sendo sua se vai dele separando. Ao vencer o plano empírico, pode perdurar numa posteridade cultural que, conservando embora a marca personalizada que a fez nascer e imortaliza o seu criador, dá origem a um novo mundo.”[1]
A identidade do Centro de Investigação tem no apogeu do seu plano evolutivo a energia dada pelos seus Membros, na sua acção de “subordinação à experiência de duplo sentido de fonte de observação e método de verificação”.
A Secretária das Revistas Mátria XXI e Mátria Digital, Juíza Desembargadora, Dra. Manuela Bento Fialho, o Conselho de Redacção e o Conselho Editorial, com a sua capacidade analítica, cumprem, em termos globais, a responsabilidade de dar valores e princípios à estabilização do Centro de Investigação. Com efeito, avaliando antiguidades do conhecimento e a importância de mudanças, exige fortificar a estrutura de uma teia científica, cultural e didáctica para a determinação específica da política editorial.
A Revista Mátria Digital, N.º 13, tem na sua capacidade de criatividade e conhecimento, o elogio ao valor da prática de investigação, apresentando em cada trabalho significativos exemplos, num relevo descritivo de um conteúdo ao Sol da positividade a espelhar o interesse da cultura através da ciência e da investigação.
Professor Doutor Guilherme d’Oliveira Martins, Muito para Além do Mar; Professor Doutor José d’Encarnação, Apostilas epigráficas – 18; Professor Doutor Saul António Gomes, Coimbra no período ducal (1415-1550): documentos das chancelarias reais para o seu estudo; Professor Doutora Maria Odete Martins, Eu a Infanta Dona Beatriz, Duquesa de Beja (ver separador Leituras); Professor Doutor José Manuel Garcia, Tópicos sobre a forma como Luís de Camões cantou a viagem de Vasco da Gama; Professora Doutora Gercinair Silverio Gandara, A Formação Urbana da Capitania São José do Piahuy (1697-1850); Professora Doutora Fernanda Maria Guedes de Campos, “Les Délices de l’Espagne & du Portugal”: o relato de um “viajante” anónimo na Península Ibérica (século XVIII); Professor Doutor António Pereira Coutinho, Dra. Geneviève de Larouzière, Dr. Ayano Shinzato, Dr. José de Noronha Osório, L’arbre dans l’héraldique japonaise - une interprétation botanique des Mon du Pays du Soleil Levant; Professora Doutora Adriana Veríssimo Serrão, A correspondência entre Karl Marx e Ludwig Feuerbach (ver separador Traduções); Professora Doutora María Cristina Torales Pacheco, La Mirada de un Comerciante Navarro en Nueva España en Las Primeras Décadas del Siglo XIX; Professora Doutora Raquel Sánchez, Cosmopolitismo cultural en el siglo del nacionalismo: la familia Madrazo y las redes del arte; Professor Doutor Juan Carlos Monterde, Comentarios sobre el Origen y Evolución del Pacto Ibérico de 1942; Professora Doutora Ana Carina Azevedo, “A máxima produtividade só se obtém quando o melhor equipamento e a melhor organização se combinam com o pleno respeito do homem”. Mudanças discursivas no mundo do trabalho após a II Guerra Mundial: uma lição do Holocausto?; Professor Doutor Roberto Narciso Fernandes, O Poder Invisível das Autocracias: Guerra Cognitiva (ver separador Suplemento); Professora Doutora Ana Nobre e Professor Doutor Vasco Nobre, Do Analógico ao Digital: O Desafio da Educação Inclusiva (ver separador Suplemento); Doutoranda Luísa Barbosa, Joaquim Adriano Botas Castanho. “Um cidadão com uma atividade impressionante e exemplar da nossa sociedade” (ver separador Testemunhos).
Prémios de Investigação 2024
Os Prémios do Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão, Prémio “Fundação Engenheiro António de Almeida”, instituído com o apoio da Fundação Engenheiro António de Almeida e o Prémio "Empresário Júlio Rafael", instituído com o apoio da Família do Empresário Júlio Rafael, foram entregues na Sessão Solene, da CCIV Assembleia de Investigadores, comemorativa do XII Aniversário do Centro de Investigação, realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal de Santarém, no dia 6 de Junho de 2024.
O Diagrama de Coimbra. Interpretar a Bíblia Atlântica da BGUC (Ms. 3089, fl.189), pelo Professor Doutor Saul António Gomes ― Prémio “Fundação Engenheiro António de Almeida”, instituído com o apoio da Fundação Engenheiro António de Almeida;
Branco Di Fogo: Erupções Raciais na Ilha do Vulcão (1900-1950), pela Professora Doutora Maria de Lurdes Caldas ― Prémio “Empresário Júlio Rafael” instituído com o apoio da Família do Empresário Júlio Rafael.
O Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão, deixa-nos na Revista Mátria Digital, N.º 13, a sua ESCOLA que não será esquecida de crescimento exponencial, exacta e sempre esplêndida, atenta especialmente ao gosto da época, pronta para formar, actualizar e criar o melhor sentido de trilhar caminhos para o futuro, na direcção de novos modelos universitários, académicos e culturais.
A Revista Mátria Digital, N.º 13, tem o apoio indelével do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Doutorando João Teixeira Leite, a sustentar a multiplicidade diária sempre a louvar o belo da memória, tradições e cultura. Assim, mantém a vertente inovadora, sustentada pelo diálogo, estruturas, estratégias e modernidade para Santarém no futuro.
Santarém
Dezembro 2025
Martinho Vicente Rodrigues
O Director
[1] Leia-se Adriana Veríssimo Serrão, “Do Livro e da Gratidão/Um Testemunho a partir de dois tópicos”, in Revista Mátria XXI, Número Especial Evocativo / Em Memória do Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão / Herança Cultural e Património Científico, Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão, 2021, pp. 13-18.
